segunda-feira, 16 de maio de 2022

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASPRA/SE PARABENIZAM A COMPANHIA DE CAATINGA PELOS SEUS 14 ANOS DE FUNDAÇÃO E RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE.




Nesta segunda-feira, 16, a Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), ou Polícia de Caatinga, como é mais conhecida na região do sertão, completa 14 anos de existência. Durante esse período, a unidade especializada da Polícia Militar alcançou feitos históricos no âmbito da segurança pública sergipana, reduzindo de forma considerável os índices de criminalidades no Alto e Médio Sertão do estado.

A unidade foi criada em 2008, naquela época denominada de Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), com o objetivo de combater os ilícitos penais no sertão sergipano. Com o aumento do efetivo, o então Pelotão foi elevado de categoria e passou a denominar-se Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac). 

Para integrar o efetivo da Companhia de Caatinga da PMSE o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (Copac), realizado em um período de 10 dias em tempo integral. O policial concludente é considerado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade em uma das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a ingressar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro ‘guerreiro de caatinga’, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso, bem como possuir conduta pessoal e profissional ilibada.

A Companhia atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão, abrangendo 14 municípios, sendo eles: Aquidabã, Canindé de São Francisco, Carira, Cumbe, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Porto da Folha, bem como atua em outras regiões do estado, conforme diretrizes do comando da PMSE. 

A Sede da Ciopac está situada na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE, mas uma Base Avançada foi instalada no Povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha (antiga sede), por serem considerados pontos estratégicos, favoráveis ao desencadeamento de respostas rápidas no atendimento às ocorrências de grandes complexidades em áreas rurais e urbanas.

O atual comandante e integrante da Ciopac desde a sua fundação, major Fabrício Almeida, comentou sobre a data especial.

“Completamos 14 anos de existência no âmbito da segurança pública sergipana e, neste dia especial, lembramos de momentos que marcaram a nossa trajetória. Recordamos do sofrimento vivenciado durante a nossa formação, para sermos hoje Guerreiros de Caatinga, dos sorrisos estampados nos rostos de cada sertanejo em agradecimento pelos serviços prestados pela Ciopac. Recordamos também dos nossos Irmãos que estão no céu, nos guiando nas batalhas do dia a dia, em especial o saudoso major Manoel Alves de Oliveira Santos, fundador e ex-comandante da Companhia de Caatinga. É por tudo isso que, com muita honra, comando a Ciopac”.

O major Fabrício finalizou enaltecendo o empenho e a dedicação dos homens e mulheres que fazem parte da Companhia de Caatinga, os quais, de acordo com ele, entregam suas vidas diariamente em prol do povo sergipano, guiados pelos princípios da honra, lealdade, disciplina e respeito.

Fonte e fotos:  PMSE

Comentário do blog:  O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE parabenizam a Companhia de Caatinga da PMSE pelos seus 14 anos de fundação e relevantes serviços prestados à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário