quinta-feira, 4 de agosto de 2022

DEFESA CIVIL DE ARACAJU EMITE ALERTA DE CHUVA MODERADA NAS PRÓXIMAS 24 HORAS.


No início da tarde desta quarta-feira, 3, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), emitiu um alerta de chuva moderada para a capital nas próximas 24h. O aviso foi emitido através do serviço SMS 40199 e do Telegram, baseado na previsão informada pelo serviço meteorológico que integra o sistema ClimAju .

A Defesa Civil monitora constantemente a capital e mantém equipes de prontidão, para atender a população no menor tempo resposta possível.

“Em qualquer situação de anormalidade, principalmente da população que mora em área de risco, entre em contato através do número emergencial 199”, aconselha o coordenador-geral do órgão, Robson Rabelo.

A população deve manter atenção a sinais de deslizamento de terra, como postes e árvores inclinadas, surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários.

Alerta SMS – 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Alerta pelo Telegram

Para receber as informações através dessa plataforma é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato @defesacivilbrbot. Em seguida será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.

Fonte:  Prefeitura de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário