sexta-feira, 9 de setembro de 2022

APÓS COMEREM MERENDA DE ESCOLA ESTADUAL EM ARACAJU, MAIS DE 70 ALUNOS PASSAM MAL E SÃO ATEDIDOS PELO SAMU.

Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal estiveram na unidade de ensino para investigar o agente causador do surto alimentar

Alunos do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju, passaram mal após consumirem merenda escolar e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta quinta-feira, 08.

Ao menos 72 alunos apresentaram sintomas de dor abdominal, náuseas e dor de cabeça. Alguns alunos foram atendidos pelo Samu ainda no pátio da escola e outros foram transferidos para o hospital Fernando Franco. 

Em nota, a  Secretaria Estadual de Educação, do Esporte e da Cultura informou que foram mobilizadas quatro ambulâncias do Samu e duas motolâncias para atender os estudantes. Para as unidades de pronto atendimento da capital, foram mobilizados, segundo a pasta, 33 alunos com sintomas leves de náuseas, vômitos e diarreia. A maioria já com alta hospitalar.

Foi exposto ainda que as vigilâncias sanitárias estadual e municipal estiveram na unidade de ensino para investigar o agente causador do surto alimentar. Também foram colhidas amostras dos alimentos e amostras clínicas que foram enviadas ao Lacen e têm perspectiva de resultado em até cinco dias. 

“A equipe de vigilância sanitária escolar detectou que todos os alimentos da escola estavam dentro da validade e armazenados devidamente como determina o programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Numa análise preliminar da equipe de nutricionistas da Secretaria identificou que, dadas as circunstâncias, há indícios de que pode ter havido uma falha, pontual, no pré-preparo da carne moída”, expôs a nota. 

A Seduc expressou ainda que que os alunos estão sendo acompanhados e será aberto um procedimento administrativo após a conclusão da investigação do surto.

Foto:  Informações Policiais

Fonte:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário