terça-feira, 25 de outubro de 2022

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU DIVULGA PLANEJAMENTO PARA O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES.


A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforçará a segurança do pleito eleitoral do próximo domingo, 30, válido pelo segundo turno.

Assim como no primeiro turno, serão empregados aproximadamente 200 guardiões na 1ª, 2ª e 27ª zonas eleitorais de forma fixa e com apoio de rondas motorizadas. O planejamento propõe garantir que os locais de votação tenham presença ininterrupta da GMA, assim como no primeiro turno. A operação será iniciada às 4h e o encerramento ocorrerá somente após o fechamento das seções e o recolhimento das urnas eletrônicas, assegurando a tranquilidade de todos os envolvidos no processo e coibindo a prática de eventuais crimes eleitorais.

Outro aspecto importante da participação da Guarda Municipal de Aracaju na eleição será o de garantir a segurança para o bom funcionamento do transporte público na capital, tendo em vista a expectativa de um fluxo muito alto de passageiros em virtude da gratuidade concedida pelo Executivo municipal através do decreto 6.910/2022, como destaca o diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça. “No segundo turno das eleições teremos uma atuação ainda mais ampliada, levando-se em conta que a Prefeitura de Aracaju decretou a gratuidade do transporte público no domingo. Desta forma, nossa expectativa é de que tenhamos um fluxo muito alto de passageiros e, consequentemente, de eleitores que seguirão para seus locais de votação utilizando esse meio de transporte. Assim, nossos guardiões já estão preparados para reforçar a segurança nos seis terminais de integração desde as primeiras horas da manhã”, enfatiza Mendonça.

Ainda de acordo com o diretor, “o planejamento operacional de segurança foi feito de acordo com os dados obtidos no primeiro turno. Vale destacar que nenhuma intercorrência de maior gravidade foi registrada, visamos seguir esse mesmo padrão e garantir que o segundo turno seja ainda mais tranquilo e com uma votação mais rápida, uma vez que haverá somente dois cargos em disputa”, finaliza. Uma reunião com os coordenadores operacionais e administrativos que ocuparão os postos de supervisão está programada para ocorrer nesta terça-feira, 25, a fim de alinhar as diretrizes a serem seguidas após as orientações do Tribunal Regional Eleitoral. Além disso, a corporação também preparou e divulgou internamente uma cartilha informando acerca dos principais crimes eleitorais que podem ser cometidos no dia de votação.

Fonte e foto: Ascom/Prefeitura de Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário