sábado, 5 de novembro de 2022

COM ACUMULADO DE 48 MILÍMETROS DE CHUVA EM ARACAJU, DEFESA CIVIL MANTÉM ATENÇÃO ATÉ DOMINGO.


Com a chegada da frente fria à capital sergipana, nesta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforçou as ações de monitoramento, com especial observação às áreas de risco. As equipes estão em atenção desde a emissão do alerta, encaminhado no final da tarde de ontem, 3, com previsão de possibilidade de chuva para 72h.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, nas últimas 24h, o acumulado de chuva somou 48 milímetros, com maior concentração na zona Sul, a exemplo dos bairros Santa Maria, Mosqueiro e Robalo. “Nesta tarde, puderam ser observadas pancadas de intensidade alta, porém breves, sem registro de ocorrências graves e rápido escoamento da água, após redução da intensidade da chuva. Através do serviço emergencial 199, foram atendidas duas solicitações referentes a alagamento e risco estrutural, sem relação com as precipitações”, indicou coordenador.

O coordenador também orienta a população sobre os cuidados que devem ser adotados. “A população que reside próximo às áreas de encostas, devem estar atentos à sinais de risco, como inclinação de árvores, poste, ou aparecimento de rachaduras e trincas nos imóveis”, destaca Robson Rabelo.

O alerta segue em vigor até o próximo domingo e tem por base os dados divulgados pelo serviço de previsão meteorológica que integra o ClimAju , além dos boletins emitidos pelos demais centros especializados, a exemplo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

As equipes da Prefeitura de Aracaju estão em atenção e atuam de maneira integrada para a redução de transtornos e prevenção de riscos. Diante de qualquer situação de anormalidade, a Defesa Civil pode ser acionada através do número 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Fonte:  Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário