quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO CONTRA O CONTRABANDO DE CIGARROS.


A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira, 15, a Operação Caronte, com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada no contrabando de cigarros.

O inquérito policial foi instaurado no ano de 2021 e teve como base as informações obtidas mediante a análise do material apreendido num flagrante ocorrido em dezembro/2020, em que houve a apreensão de uma grande quantidade de cigarros na foz do Rio Real, na divisa entre os estados da Bahia e Sergipe.

As lideranças da organização criminosa residem no estado do Paraná e no entorno do Distrito Federal, mas há outros elementos com participação ativa residentes nos estados do Mato Grosso do Sul e Sergipe. Além disso, um policial civil do estado da Bahia também estaria dando guarida aos suspeitos nas atividades ilícitas.

Dessa forma, mediante manifestação favorável do Ministério Público Federal, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Matelândia/PR, Medianeira/PR, Pedregal/GO, Nova Gama/GO, Recanto das Emas/DF, Sete Queda/MS, Salvador/BA e Indiaroba/SE. Também foram efetuadas três prisões preventivas.

A ação policial contou com a participação de 52 policiais federais e os envolvidos responderão pela prática de crimes de contrabando e organização criminosa.

Investigação

Durante a investigação, foi identificado que os cigarros contrabandeados são trazidos do Suriname para o Brasil, através de embarcações. Os meliantes têm utilizado “decks” improvisados nas adjacências do Rio Real para fazer o transbordo dos cigarros para caminhões.

Uma vez internados os cigarros ilegais de fabricação paraguaia, há o transporte para os outros estados da federação.

Fonte: Polícia Federal em Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário