sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

MAIS UMA VEZ O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASPRA/SE DENUNCIAM A FALTA DE MANUTENÇÃO DA VIATURA APA (ALTA PLATAFORMA AÉREA) DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SERGIPE COM DOCUMENTO OFICIAL DA PRÓPRIA CORPORAÇÃO, ONDE EXISTEM 17 ITENS COM PROBLEMAS. ENTRA GOVERNO E SAI GOVERNO, ENTRA ANO E SAI ANO, E O PROBLEMA PERSISTE. ATÉ QUANDO?


O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) obtiveram na manhã desta sexta-feira, dia 24, acesso a um documento oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe que mostra, mais uma vez, a falta de manutenção da viatura APA (Alta Plataforma Aérea), a mais importante viatura da corporação para salvamentos e combates a incêndios em edificações acima de três andares, sendo adquirida no governo do falecido Marcelo Déda, que teve coragem de investir na corporação, em veículos de extrema necessidade para as ocorrências, cujo equipamento foi importado da Finlândia da empresa Bronto Sky Lift, devendo para tanto, ter a correta manutenção para que futuramente tal viatura não fique inoperante pela falta corriqueira de manutenção que tem que ocorrer.

Ao todo a APA apresenta problemas em 17 itens, conforme pode ser observado no documento abaixo, obtido com exclusividade, que cita todos os problemas existentes, quais sejam:

1) Manutenção vencida desde o dia 14 de dezembro de 2022;

2) Viatura precisa de alinhamento e balanceamento;

3) Suspensão dianteira está batendo;

4) Palhetas do limpador do para-brisa estão ressecadas;

5) Trocar filtro do ar-condicionado;

6) Iluminação do capô (estrobo) e da parte superior da cabine;

7)  Plotagem da viatura precisa ser trocada, está soltando;

8) Os reservatório de 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) estão vazios;

9) Sistema de abastecimento dos tanques de LGE não está funcionando;

10) É necessário a instalação de uma sirene fá-dó;

11) Existem vários pontos de ferrugem na plataforma;

12) Sistema de bomba de combate a incêndio está com defeito;

13) Anemômetro está quebrado;

14) Vazamento de óleo hidráulico no braço 2 da plataforma;

15) Motor auxiliar koller estar danificado;

16) Documento de licenciamento vencido;

17) Os quatro pneus direcionais estão vencidos.

Importante salientar, que todos os itens aqui relatados são importantes para o correto funcionamento da APA, porém, muitos são cruciais para a segurança dos bombeiros militares que atuam na citada viatura, colocando em risco a integridade física e até mesmo a vida destes.

É impressionante como entra governo e sai governo, entra ano e sai ano, e o problema persiste, pois não é de agora que se denuncia a falta de manutenção da viatura APA, mas pelo que se observa estão "levando na brincadeira". Esperamos que depois que ocorra algum problema com tal viatura, não queiram dizer que foi uma fatalidade, onde na verdade é uma negligência do poder público, que não toma as providência devidas para assegurar que bombeiros militares possam trabalhar e prestar seus relevantes serviços à população de forma segura.

Com a palavra o Governo de Sergipe para se pronunciar acerca da denúncia, podendo encaminhar e-mail para espacomilitar@hotmail.com

Importante lembrar que a ASPRA/SE já provocou o Ministério Público de Sergipe, através de ofício, mas o problema persiste, como pode ser perfeitamente comprovado.

Confiram abaixo o documento obtido com exclusividade que comprovam os problemas apresentados pela APA (Alta Plataforma Aérea):





O blog Espaço Militar obteve tal documento de uma fonte e desde já assegura que preservará o sigilo desta fonte, conforme assegura a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso XIV.

Matéria e imagens do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário