sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

SAÚDE INICIA IMUNIZAÇÃO COM A VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19 PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS.

Foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) mais de 170 mil vacinas bivalentes da Pfizer. O início da vacinação está programado para a próxima segunda-feira, 27

Com o intuito de reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição das 175.014 vacinas bivalentes da Pfizer aos municípios sergipanos. A aplicação vai seguir as diretrizes do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e está programada para a próxima segunda-feira, 27, contemplando, inicialmente, os grupos prioritários. 

Neste primeiro momento, os grupos estabelecidos para receberem a vacina são pessoas acima de 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILPI e RI) e trabalhadores desses locais; pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade. 

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Goes, o novo lote serve como reforço dos grupos vulneráveis. “Nesse novo momento da vacinação, temos a introdução da vacina bivalente como um reforço dos grupos vulneráveis. Estamos distribuindo para todas as regionais de saúde, para que os municípios sergipanos possam iniciar a campanha de vacinação dessa dose de reforço”, explica o infectologista. 

No total, a população alvo da primeira fase é de 143.102 pessoas. A meta é alcançar 90% da cobertura vacinal. Todos os grupos prioritários deverão receber uma dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer. Além disso, o recebimento do reforço com a vacina bivalente para os grupos prioritários está condicionado à existência de esquema primário (básico) completo (duas doses) com vacina monovalente.

Cronograma vacinal

A segunda fase está prevista para 06 de março, com a vacinação de pessoas de 60 a 69 anos. A terceira fase para o dia 20 de março, com as gestantes e puérperas, enquanto que a quarta fase está prevista para o dia 17 de abril  e vai contemplar os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema prisional.

Fonte:  SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário