segunda-feira, 20 de março de 2023

CRISE EM PRISÕES NO RIO GRANDE DO NORTE PODE SEMEAR REVOLTAS EM OUTROS ESTADOS.


O colunista do UOL Chico Alves afirmou no UOL News que os ataques no Rio Grande do Norte podem gerar revoltas em outros estados brasileiros.

"O risco é que em facções que atuam em outros estados pensem: 'Deu certo no Rio Grande do Norte, então vamos fazer aqui'. Acho que, para evitar isso, esse problema penitenciário tem que ser visto no país inteiro, porque se for só no Rio Grande do Norte isso pode semear revoltas em outros estados".

A onda de violência no RN:

* Na terça-feira (14), dia em que foi registrada a primeira ocorrência, ocorreram ao menos 103 atos criminosos em todo o estado.

* Neste domingo (19), foi registrado ao menos um novo ataque em uma estação de trem da cidade de Parnamirim, próxima à capital Natal.

* Os ataques contra prédios públicos, comércios, veículos públicos e privados são realizados, segundo as autoridades locais, pela facção criminosa Sindicato do Crime.

* O governo do estado informou que a diminuição dos atos criminosos chegou a 85% neste domingo, com a chegada de reforço às forças de segurança estaduais.

* Segundo o governo do RN, até o domingo, dez presos suspeitos de participar dos ataques 

O que aconteceu:

* Governo federal vai enviar viaturas e armamentos. Segundo o chefe da pasta, do total desse dinheiro, R$ 20 milhões serão utilizados para o aluguel e aquisição dos veículos.

* Mais investimentos em unidades penitenciárias. Dino afirmou também que o aporte será para a manutenção de prisões que já existem, ampliação de vagas e ainda a criação de uma nova unidade. 

* Entre os itens citados pelo ministro que também serão enviados estão bodycams e aparelhos de raio-x para auxiliar a área de segurança do Rio Grande do Norte.

* A Força Nacional permanecerá no Rio Grande do Norte por tempo indeterminado. Mais de mil policiais estão atuando no enfrentamento aos ataques no estado.

Governo federal irá bancar obras

Dino anunciou que o governo federal irá arcar com as despesas de três obras.

* Sede do Complexo da Polícia Civil.

* Sede do Regimento da cavalaria da Polícia Militar.

* Sede do Instituto de Polícia Científica.

Com isso, o governo estadual poderá utilizar recursos que seriam empregados nessas obras para fazer outros investimentos ligados à Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Melhorias no sistema prisional

Além do aumento das vagas em unidades prisionais e da criação de outro presídio, também foi anunciado o fortalecimento de medidas de ressocialização de internos.

Segundo as forças de segurança, os ataques promovidos pelo Sindicato do Crime, facção que atua no estado, foram motivadas em meio a demandas do grupo criminoso por melhorias no sistema prisional.

Fonte:  Portal UOL (Chico Alves)


Nenhum comentário:

Postar um comentário