quarta-feira, 17 de maio de 2023

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE COMEMORA 15 ANOS DE FUNDAÇÃO DO BATALHÃO DE CAATINGA.







A Polícia Militar de Sergipe comemorou o aniversário de 15 anos de fundação do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga). O evento aconteceu na manhã dessa terça-feira (16), no município de Nossa Senhora da Glória, região do Alto Sertão sergipano, onde a unidade está sediada.

O comandante-geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, por ocasião do aniversário do BPCaatinga, agraciou policiais militares da unidade especializada e policiais militares da coirmã Polícia Militar da Bahia com a entrega de medalhas por Tempo de Serviço, Mérito Policial Militar e Alferes Tiradentes.

 “A Polícia Militar de Sergipe, uma instituição com 188 anos de existência, tem a honra de celebrar o aniversário do Batalhão de Polícia de Caatinga. São 15 anos de relevantes serviços prestados à segurança pública do nosso estado, em especial, a segurança do povo do sertão. Uma unidade criada para combater crimes específicos e constituída de homens honrados, destemidos e respeitados onde chegam. Assim, é por dever de justiça enaltecer a dedicação, o compromisso e o trabalho de cada policial militar da caatinga no enfrentamento à criminalidade”, discursou.

O coronel Ribeiro prosseguiu se colocando à disposição da tropa e reafirmando o seu compromisso com a valorização profissional dos policiais militares.

“Os senhores têm um comandante parceiro e amigo, sempre disposto a ajudar no enfrentamento à criminalidade. Eu sei o que passa o policial que está diuturnamente nas ruas e, por isso, afirmo que estaremos juntos no combate à violência”.

Ainda durante a comemoração, o comandante realizou a entrega oficial de novas viaturas, além de armamentos e equipamentos que irão fortalecer ainda mais o combate ao crime no sertão sergipano.

“Hoje, fizemos a entrega de viaturas e equipamentos, fortalecendo o compromisso da Polícia Militar com a valorização profissional e a dignidade dos nossos policiais. Eu agradeço o apoio do governador Fábio Mitidiere pelo seu olhar humano e compromissado com a Polícia Militar, bem como ao secretário João Eloy, nossa maior referência na segurança pública de Sergipe”, concluiu o comandante da PMSE.

A história do BPCaatinga se confunde com a trajetória do atual comandante do batalhão, major Fabricio Almeida. O oficial chegou como aspirante em dezembro de 2006, no 4º BPM, em Canindé de São Francisco, onde não havia uma tropa especializada para atuar no bioma caatinga. Diante desse desafio, ele resolveu fazer uma visita técnica ao batalhão especializado que atua no estado da Bahia, em busca dos conhecimentos adequados.

“Ao retornar para Sergipe, apresentamos um projeto para a criação da primeira unidade especializada em área de caatinga do estado, inicialmente denominada de pelotão especializado de policiamento em área de caatinga. O projeto foi aprovado de imediato pelo secretário de segurança e pelo governador da época. A partir daí a Polícia Militar promoveu o primeiro curso especializado, com aprendizados de técnicas rurais, sobrevivência na caatinga e os costumes do homem sertanejo. O curso formou vinte guerreiros de caatinga, sendo um da PMBA e 19 da PMSE. Começamos uma história de luta e enfrentamento da criminalidade que assolava o povo sertanejo, a exemplo do roubo de gado e a pistolagem”, explicou.

O major Fabrício aproveitou para enaltecer o legado deixado por um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da unidade especializada, o saudoso major Oliveira.

“O legado do capitão Oliveira não vai desaparecer e como comandante deste batalhão irei fortalecer nossa missão ainda mais. Conquistamos o respeito da sociedade. Esperamos retribuir esse sentimento com a eficiência do nosso policiamento e a garantia da ordem e da paz social de todos os sergipanos”, finalizou.

Presentes no evento

A solenidade em comemoração ao aniversário do BPCaatinga foi prestigiada por autoridades civis e militares. Entre os presentes estava a prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Michele de Oliveira, que enalteceu a atuação da Polícia de Caatinga na região sertaneja.

“Eu não poderia deixar de comemorar esses 15 anos de fundação do Batalhão de Caatinga, pois existe uma história dividida entre o antes e o depois da presença dos militares da caatinga no pequeno, médio e grande sertão. Essa unidade desenvolve um trabalho muito importante para a sociedade, desde o pequeno até o grande produtor rural. Antes vivíamos reféns da insegurança, mas hoje nos sentimos em uma situação confortável e sabemos que podemos contar com policiais que trabalham juntos com o nosso povo. Diante de tudo isso, estamos aqui dispostos a apoiar e colaborar com a Polícia Militar, para que eles continuem fazendo um trabalho de qualidade e promovam o que a sociedade mais busca, que é a segurança das vidas de cada cidadão”, comentou.

Breve histórico

O Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), Unidade Especializada da PMSE, foi criada em 16 de maio de 2008, objetivando atender à população sertaneja, que necessita de atendimento eficiente e eficaz por parte dos organismos da segurança pública. Devido a área de atuação dessa unidade, que compreende todo o território do estado de Sergipe, a anterior nomenclatura Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (Ceopac) da PMSE, torna-se Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac). Em janeiro de 2023 o Ciopac foi elevado a Batalhão, adotando a nomenclatura de Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga).

Para integrar o Batalhão de Polícia de Caatinga, o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), curso este realizado em um período de 10 dias, onde o policial concludente é julgado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade numa das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a integrar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro “guerreiro de caatinga”, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso.

Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo seu compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado Desert Storm, pois seus integrantes têm como virtudes: a honra, a lealdade, a disciplina e o respeito.

Fonte:  PMSE

Comentário:  O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE parabenizam o Batalhão de Caatinga e todos os seus integrantes, pelos 15 anos de fundação e pelos relevantes serviços que vêm prestando à sociedade. Deus abençoe e proteja a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário