De acordo com o tenente Carlos Alves, o fogo se alastrou às margens da BR-101 e atingiu a área de duas propriedades rurais da região. “A fumaça intensa prejudicava a visibilidade de motoristas e as chamas atuavam em focos de superfície e de copa. Usamos motossopradores, abafadores e bombas costais para controlar o incêndio. Funcionários de uma das fazendas também auxiliaram com carros-pipa para a criação de linhas frias”, explica.
Durante as ações de combate ao incêndio, os bombeiros se depararam com outra ocorrência na rodovia: o tombamento de uma carreta. “Isso aconteceu próximo ao local onde estávamos atuando. Foi preciso interromper o combate para prestar socorro ao condutor do veículo. Fizemos os primeiros atendimentos e estabilizamos a vítima até a chegada da ambulância do Samu”, ressalta o tenente.
A Operação Protetor dos Biomas acontece em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP).
O reforço operacional teve início em 1º de novembro e foi renovado para permanecer até o dia 28 de fevereiro, visando reduzir os incêndios florestais e seus impactos para a população e o meio ambiente em Sergipe. Desde o início da operação, as equipes convocadas já debelaram 276 incêndios em vegetação em 48 municípios do estado. No âmbito preventivo, a iniciativa já realizou 278 visitas técnicas e pontos georreferenciados.
Fonte: CBMSE



Nenhum comentário:
Postar um comentário