sexta-feira, 29 de julho de 2011

ITABAIANINHA: DÉDA DIZ SER UM TRABALHO DA SSP.

Sobre o fato registrado em uma escola de Itabaianinha nesta quarta-feira, 27, o governador disse que a solução é mandar prender"

O governador Marcelo Deda (PT) foi indagado na manhã desta quinta-feira, 28 quando da transmissão do cargo para a deputada Angélica Guimarães (PSC) pela reportagem do Portal Infonet, quanto à falta de segurança nas escolas, culminando com a presença de adolescentes, possivelmente armados ao Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, no município de Itabaianinha. A delegada Gisele Martins informou que "os menores estavam usando drogas nos fundos da escola e que não entraram no estabelecimento".

“É um trabalho da Secretaria de Segurança Pública, a solução é mandar prender e se houver problemas de ordem administrativa, o correto é punir quem não estava no lugar”, afirmou referindo-se à reclamação dos moradores dando conta de que na noite do ocorrido não haviam policiais na delegacia, nem a delegada.

Na mesma solenidade, encontrava-se a superintendente de Polícia Civil, Katarina Feitosa que também foi indagada sobre o assunto.

De acordo com Katarina Feitosa, a informação que teve foi de que a delegada passou toda a noite na cidade. “Eu falei com a delegada às 19h e ela disse que estava em Itabaianinha. Ela passou a noite lá e a polícia civil chegou ao local em poucos minutos”, ressalta explicando que a carga horária dos delegados é de oito horas.

No momento da entrevista, a deputada Ana Lúcia Menezes (PT) chegou e disse ter ido ao município acompanhar o problema. “Drª Catarina, nós não encontramos a delegada depois do problema no município. Eu fui com minha equipe conversar com a diretora, fomos até mesmo na casa do jovem conhecido como ‘Chiclete’, conversei com os pais. Ele não teve envolvimento. O problema na cidade, são as drogas que precisam ser combatidas”, complementa a deputada.

Providências

Procurada pela reportagem do Portal Infonet, a delegada Gisele Martins disse que o fato foi registrado por volta das 14h e que “foram dois menores que estavam usando drogas nos fundos da escola, eles não entraram no estabelecimento. Só que alguns alunos viram e houve um desespero. Identificaram um objeto que entenderam como uma arma, mas não foi confirmado que estavam armados. Estão dando uma dimensão muito grande”.

Indagada pela reportagem do Portal Infonet quais os procedimentos, se os menores foram identificados, se alguém da escola já foi ouvido, a delegada afirmou que aguardou a diretora nesta quinta-feira, 28. “Mas a informação que tive foi que a diretora está em estado de choque e com isso vou voltar a convocá-la”, destaca acrescentando que já saíram em diligência na tentativa de identificá-los.

Sobre a informação de que a delegacia estava fechada, a delegada explicou que em todas as delegacias de Sergipe, o expediente é até às 18h e que “em todas elas fica um policial de plantão”.

Seed

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas determinou ao diretor de Educação da Regional de Estânica, professor Dionísio Cruz, que promovesse uma reunião na manhã desta quinta-feira, 28, com a equipe diretiva, professores, pais e alunos do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, para ouvir da comunidade os relatos dos últimos episódios que ocorreram na unidade de ensino e informar as providências que a SEED está tomando de apoio à escola.

Uma equipe da Rede Qualivida, formada por uma psicóloga, uma assistente social e um assessor jurídico também foram à escola dar suporte à comunidade escolar. Os alunos e professores que ficaram assustados com a presença de estranhos na escola terão acompanhamento psicológico e o inquérito policial será acompanhado pela assessoria jurídica da SEED.

O secretário solicitou ao secretário de Segurança Pública, João Eloy, reforço policial na área onde a escola está situada. A ronda escolar também encaminhou mais duas viaturas para auxiliar na segurança da escola no reinício das aulas na próxima segunda-feira, 1º de agosto.

Fonte: Infonet (Aldaci de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário