quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

AMESE VAI À OAB PEDIR AUXÍLIO NO COMBATE A VIOLÊNCIA.

Militares acreditam que há omissão por parte dos poderes

O sargento Jorge Vieira fala que deve haver união no combate à violência

A violência no estado foi pauta de mais uma discussão na tarde desta quarta-feira, 25. Representantes da Associação dos Militares de Sergipe (AMESE) estiveram na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para realizar reunião que colocou em discussão a violência e falta de segurança em Sergipe. Além dos representantes dos órgãos, esteve presente também o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado capitão Samuel.

O presidente da AMESE, o sargento Jorge Vieira, explicou que a reunião tem o objetivo de solicitar à OAB posicionamento de igual apoio às pessoas que vêm sofrendo com a violência. “A gente pede para que a OAB tenha o mesmo posicionamento que teve quando um integrante daqui da ordem foi alvejado com o policial militar e o taxista que foram mortos. Os direitos humanos têm que estar aí para todas essas pessoas que vêm sendo vítimas”, falou o sargento.

O representante da AMESE falou ainda sobre a omissão dos poderes no combate à violência. “Precisamos unir a todos, Secretaria de Segurança Pública, câmara de vereadores, prefeituras. Quando a gente se omite, a gente pode pagar com a nossa vida ou a de quem a gente ama devido a essa onda de insegurança. A segurança pública é uma dever do estado, mas é um direito e responsabilidade de todos”, explicou o sargento Jorge.

O sargento Jorge Vieira fala que as falhas no sistema de segurança do estado se devem a investimento feito de forma errada. “Investiu-se muito na reação e deixou a prevenção sem o devido investimento. A violência cresceu e o efetivo não acompanhou essa evolução. Infelizmente, nessas matanças, famílias sofrem”, falou.

Ato

Um ato de combate à violência será realizado no próximo dia 12 de março, saindo da SSP em direção ao Tribunal de Justiça. O trajeto tem relação com as falhas do contexto que envolve a segurança em Sergipe, segundo o sargento. “A maioria das pessoas que estão cometendo crimes são reincidentes. Muitos menores cometendo crimes e não são punidos. Precisamos discutir verdadeiramente a redução da maioridade penal e legislação mais rígida, para que o bandido perceba que, se ele fizer alguma coisa, ele vai pagar pelo crime”, explicou.

Combate ao tráfico de drogas

O capitão Samuel fala em medidas imediatas no combate à violência

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado capitão Samuel, fala que a violência extrapolou todos os limites de classe social e de autoridade e que as drogas estão prejudicando cada vez mais a sociedade.

“Um usuário de drogas não tem medo de perder a própria vida, quem dirá se preocupar com a vida do outro. Se as drogas respondem por mais de 50% dos crimes que acontecem no estado, o primeiro passo, eu acredito, seria chamar todas as instituições para dar um grande passo no combate às drogas”, falou o presidente da comissão.

O capitão Samuel fala que, nos últimos oito anos, o combate às drogas em Sergipe foi feito apenas com repressão da polícia e que essa estratégia não funciona. “Tem que ter a prevenção de um lado, o cuidado de outro e a repressão no meio”, explicou e disse ainda que atitudes devem ser tomadas com agilidade. “Temos que tomar medidas, a população está sofrendo muito e o estado tem o dever de agir. Não pode é ficar de braços cruzados vendo a população ser refém, vendo o sangue to povo sendo escorrido pelos bandidos e não fazer nada”, completou o capitão.

OAB

O presidente da OAB fala que vai apoiar a AMESE

O presidente da OAB, Carlos Augusto Nascimento, fala que a Ordem pretende apoiar a campanha que está sendo proposta pela AMESE e que no dia 3 de março se reunirá com a SSP para reunião e, na ocasião, as pautas discutidas na reunião de hoje serão incluídas, entre elas a convocação dos 600 restantes aprovados no concurso da PM.

Fonte:  Infonet (Helena Sader e Verlane Estácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário