quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

MENDONÇA NEGA CONVOCAÇÃO DA FORÇA NACIONAL.


Boatos que circularam nas redes sociais ao início da tarde de ontem afirmavam que o governo do Estado teria convocado policiais da Força Nacional de Segurança para atuar no reforço do policiamento em todo o estado, por causa do aumento dos homicídios. Uma das mensagens chegou a postar um ônibus do órgão circulando em um local atribuído à Orla de Atalaia (zona sul da capital), junto com a falsa informação de que o governador Jackson Barreto teria "convocado" os militares e até decretado um suposto "toque de recolher" a partir das 22h.

Todos estes boatos são negados com força pelo Governo, principalmente pelo secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado. "É puro boato, não existe nada disso. E 50 policiais da Força Nacional não resolveriam nenhum problema na nossa cidade. O que nós temos são policiais militares preparados para trabalhar para a população", disse ele, indicando que não haverá, por enquanto, nenhum pedido ao governo federal para o envio de tropas da Força Nacional para Sergipe.

O secretário esclarece que o ônibus exposto na mensagem não tem nada a ver com reforços policiais, mas sim com um grupo de peritos criminais da Força Nacional, o qual já está aqui em Sergipe desde junho de 2014, para reforçar as equipes dos institutos de Criminalística e Médico-Legal (IML). "O grupo já está há algum tempo atuando na perícia da SSP do nosso estado. Os integrantes da Força Nacional desenvolvem, de forma extraordinária, um excelente trabalho para nós sergipanos, porque estão suprindo uma lacuna que nós temos", afirmou. Atualmente, cerca de 12 peritos do órgão estão em Sergipe e devem ficar até junho deste ano.

Mendonça assegurou que o governador vai convocar novos servidores aprovados nos concursos recentes para a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Coordenação Geral de Perícias(Cogerp). No entanto, o número de convocados e a data em que eles serão chamados serão definidos na semana que vem, quando a área econômica do Governo conclui sua análise de impacto destas convocações nas contas do Estado. Inicialmente, mais 600 PMs seriam convocados em dezembro último, só que, em reunião recente com um grupo de excedentes, Jackson sinalizou que irá chamar 200 aprovados agora - e os outros 400 até o fim deste ano. 

"O desejo do governador é convocar o máximo possível, mas ele tem responsabilidade com a gestão pública. Nós temos que ter a preocupação, de não só fazer a convocação, mas também de pagar os salários e as demandas previdenciárias. A Secretaria da Fazenda está fazendo os cálculos e aquilo que for liberado será feito em consonância com a necessidade da Segurança Pública. Estamos nos esforçando para que seja convocado o máximo possível de novos policiais", declarou o secretário, garantindo ainda que os novos policiais serão empregados em bairros e cidades que registraram a maior alta de crimes como roubo, furto e homicídio.

Fonte:  Jornal do Dia (Gabriel Damásio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário