quinta-feira, 7 de março de 2019

RESOLVE, BELIVALDO!


É fato que a situação financeira de Sergipe não é das melhores. O governador Belivaldo Chagas (PSD) – que veio para resolver – precisa buscar o governo federal e apresentar alternativas para tirar o Estado desta crise. A sensação é que caminhamos, a passos largos, para a decretação da situação de calamidade…

Deso e Banese I

Para este colunista não há, de fato, um grande esforço concentrado para tirar Sergipe desta situação de crise. Muito de vez em quando, fica a impressão que a “calamidade” pode antecipar (ou seria facilitar?) a venda de ações do Banese e da Deso. Ou alguém tem dúvida disso?

Deso e Banese II

Com tantos problemas gerenciais na Deso e de ordem financeira (antecipações de recebíveis) no Banese, quem se “aventuraria” a investir uma fortuna para comprar apenas 49% das ações e manter o Estado de Sergipe no comando majoritário, justamente quem está afundando em uma profunda crise?

Antecipa. E depois?

Setores da imprensa local noticiam que bancos privados internacionais podem emprestar recursos ao governo de Sergipe, com a União como “fiadora”, em troca de futuros royalties de petróleo a ser extraído em nosso litoral. Como perguntar não ofende nunca, e futuramente, com essa “receita” já comprometida, se esse “empréstimo” não for positivo para o Estado, como iremos “cobrir o rombo”?

Funcionalismo paga!

Não custa avisar: se entrar nesse “empréstimo” agora com a União como “fiadora”, possivelmente o “galeguinho” Belivaldo Chagas terá que “congelar” o já “empedrado” salário do servidor público por mais quatro anos. Alguém tem que pagar o preço pelo descontrole fiscal, né não?

Nota 10, servidor!

Ainda dentro das “apurações do Carnaval”, se “congelar” os salários dos servidores por mais quatro anos, quando terminar sua gestão, no final de 2022, Belivaldo e Eliane Aquino (PT) vão entrar um governo com 10 anos sem reajustes para o funcionalismo público. Resta saber se os impostos um dia vão ficar tanto tempo sem aumentos…

Discurso não ajuda!

Depois de dizer que “no seu governo, manda ele”, Belivaldo Chagas quer reunir todos os poderes e entidades constituídas para dizer “mais do mesmo”: “Sergipe está quebrado!”. Isso a população já percebeu. O que as pessoas estão esperando são as respostas para a crise…

Fonte:  coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário