sexta-feira, 10 de julho de 2020

CBMSE ADQUIRE DETECTORES DE GÁS QUE ALERTAM BOMBEIROS SOBRE RISCOS EM OCORRÊNCIAS.

Os detectores funcionam através de sensores que captam os gases, fazendo leituras de concentrações e emitindo alertas sonoros e luminosos



O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) adquiriu detectores de gás e kits de calibração. Os equipamentos identificam a presença de gases, alertando sobre os riscos no local da ocorrência tanto para os bombeiros, quanto para possíveis vítimas. O investimento total foi de R$ 38.410 mil e os equipamentos já estão disponíveis para todas as unidades operacionais da corporação.

Foram adquiridos nove detectores de gás e dois kits de calibração. Segundo o sargento Roberto Bastos, os equipamentos representam um grande avanço em termos de tecnologia e segurança. “Com esse equipamento podemos verificar a atmosfera do ambiente, se é explosiva, se é respirável, a presença de gases tóxicos. Isso é importante tanto para a segurança do bombeiro, quanto de uma possível vítima”, afirmou o sargento Roberto Bastos.

Os detectores funcionam através de sensores que captam os gases, fazendo leituras de concentrações e emitindo alertas sonoros e luminosos. “O equipamento ainda dá a possibilidade de fazer a leitura a distância. Ou seja, descemos somente o equipamento num poço, por exemplo, e o bombeiro verifica a leitura por meio do telefone”, explicou o sargento.

O detector possui ainda um sensor para situações em que o bombeiro perca o movimento, fique inconsciente. O sistema começa a vibrar e liberar alarmes sonoros para os bombeiros que não estiverem dentro do ambiente. “Isso vai trazer muito mais segurança para nossas operações. Poderemos usar em diversas ocorrências, como resgate de vítimas em poço, as que envolvem produtos perigosos, vazamento de GLP , entre outras”, afirmou o sargento José Cordeiro dos Santos.

Fonte e fotos:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário