quarta-feira, 5 de maio de 2021

COM VACINA, INTERNAÇÃO DE IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS CAI 86% EM ARACAJU.

Na capital sergipana, essa população começou a ser imunizada no dia 19 de janeiro

A Secretaria Municipal da Saúde informou hoje (5) que o número de idosos com mais de 80 anos internados em leitos de UTI com covid-19 caiu mais de 80% em abril deste ano, em relação ao mês de janeiro passado. A pasta atribui a redução ao reflexo da vacinação desse público, que começou no dia 19 de janeiro. 

“Notamos que o internamento em leito de UTI, de pessoas com 80 anos ou mais, diminuiu em 86%, comparando o mês de janeiro, quando iniciou a vacinação desse público, com o mês de abril. E quando avaliamos esses dados, observamos que esse público recebeu a vacina AstraZeneca, que tem um intervalo de dose de 90 dias, e com uma única dose, que foi a primeira aplicada, já percebemos essa diminuição no internamento dessas pessoas”, afirmou a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Taise Cavalcante. 

Ainda de acordo com a diretora, a redução no número de internamentos de pessoas dessa faixa etária foi crescente. “Em fevereiro, já observamos uma queda de 33%. Em março, essa queda já foi de 46%, e comparando janeiro e abril, chegamos a uma queda de 86% de pacientes na faixa etária de 80 anos ou mais, internados nos leitos de UTI”, detalhou Cavalcante.

Na capital sergipana, a campanha de vacinação foi iniciada em 19 de janeiro após a chegada das vacinas CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac Biotech) e AstraZeneca (FioCruz/Oxford), e já vacinou, até o momento, 111.514 aracajuanos.

Em nível nacional, especialistas dizem que ainda é cedo para atribuir a redução somente à vacinação, principalmente pelo fato de as vacinas precisarem de três a seis semanas, dependendo do imunizante, para conferir o máximo de proteção. No entanto, admitem que os primeiros resultados da campanha podem já estar aparecendo.

Ainda assim, a rede hospitalar continua sob pressão porque pacientes mais jovens começaram a apresentar um quadro mais grave da infecção. De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19 na rede pública é de 98,7%. Na rede privada, o percentual atinge 85,5%.  Ao todo, 33 pessoas aguardam a liberação de um leito de UTI. 

Fonte:  F5 News

Nenhum comentário:

Postar um comentário